Vantagens da Telha esmaltada

O Que é uma Telha Esmaltada ?

A telha esmaltada é conhecida por sua beleza, já que esse tipo de telha recebe uma camada colorida, chamada de camada vítrea. A camada que recobre a telha garante maior resistência, diversidade de cores, beleza, o envelhecimento da telha diminui e as chances de infiltração tornam-se menores.

A telha esmaltada é apenas uma telha que, no seu estado natural, recebeu uma camada de cor e/ou uma camada vítrea, para aumentar a resistência da telha e ainda dar uma beleza a mais. Esse processo tem como principal objetivo aumentar o tempo de vida da telha e protege-la contra a ação de fungos e outros agentes de deterioração. O procedimento de “pintura” da telha ocorre dentro do forno a uma temperatura média de 970º C, onde ocorrem diversas transformações físicas e químicas e o esmalte se torna parte integrante do produto.

Vantagens das Telhas Esmaltadas

Os telhados de prédios, residências, entre outros, são a parte das construções que mais sofrem durante um período de chuva, por exemplo. Isso se dá pelo fato de sua grande absorção de água, o que acarreta sérios problemas na estrutura da telha, como trincas, quebras e fissuras. Entre todos os materiais utilizados para produção de telhados, as telhas de barro são as que mais sofrem, devido essas ações do tempo, e, com o passar dos anos, seu uso vai ficando comprometido, fazendo com o produto fique fragilizado e deva ser substituído por completo.

A impermeabilização completa de um telhado é feita com produtos cuja matéria-prima é a resina acrílica. São vernizes especiais e esmaltes, algumas das soluções encontradas por profissionais para tornar o telhado de cerâmica mais resistente, além, é claro, de proporcionar uma maior beleza estética.

Um telhado composto por telhas esmaltadas trás aos proprietários uma diminuição dos custos de manutenção, pois no processo de fabricação das telhas, recebem uma camada vidrada na superfície, criando com isso uma impermeabilização muito mais eficaz.

São várias as vantagens trazidas pelas telhas esmaltadas, entre as principais oferecidas por produtos que sofreram o processo de impermeabilização são: Resistência contra a ação da água, redução no surgimento de fissuras, diminuição do acúmulo das sujeiras que ficam presas no telhado, aumento da resistência da telha em vários outros pontos como baixa temperatura, calor, entre outros, e por fim, consequentemente, um aumento na durabilidade delas.

A aplicação de produtos com o objetivo de esmaltar as telhas, deve trazer um aumento nos custos da manutenção do telhado, já que estão expostos a raios solares e chuvas e assim o material sofre um enfraquecimento natural, devendo passar por processos de reaplicação, de tempos em tempos.

Com tudo isso dito, fica claro que as telhas esmaltadas, as que sofrem impermeabilização de fábrica, são mais resistentes que as comuns, mesmo possuindo um custo mais elevado oferecem uma maior durabilidade. Claro que a escolha do material a ser utilizado na sua obra, depende única e exclusivamente de você, de acordo com o seu orçamento e gosto pessoal, mas fica provado os benefícios destas telhas, com um alto custo inicial, mas com a tranquilidade de uma baixa manutenção.

Write a Reply or Comment